quinta-feira

Vai fazer entrevista de emprego? Veja dicas para diminuir a Ansiedade

Nas entrevistas de emprego é comum que os candidatos fiquem nervosos e ansiosos no momento da conversa com o selecionador ou até dias antes do encontro. Em alguns casos, a ansiedade é tanta que pode fugir do controle e afetar diretamente o candidato na hora de ser avaliado pelo recrutador.

Segundo Samia Simurro, psicóloga e vice-presidente de projetos da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida), a ansiedade é uma reação física e emocional que ocorre quando a pessoa se sente ameaçada, vulnerável. “Quando você se expõe, você pode ficar ansioso e isso é natural. O problema é quando isso é excessivo para aquela situação e passa a comprometer ou impactar a vida diária daquela pessoa”, explica.

Quais são as dicas?

Autoconhecimento
Tenha certeza que você possui os requisitos para ocupar a vaga que você está se candidatando e lembre-se: além de você, há outros candidatos. No caso de uma reprovação não é o fim.

"Existem outras possibilidades e elas vão aparecer. Ficar ansioso não vai trazer o emprego, mas pode afastá-lo de você", diz o psicobiólogo Ricardo Monezi.

Respiração
Segundo a psicóloga Samia Simurro, a respiração de uma pessoa ansiosa é ofegante e superficial. Quando respiramos mais profundamente, o ritmo do corpo muda.

"Respire lenta e profundamente. Sinta o ar passando pelo seu corpo e trazendo toda a tranquilidade necessária para vencer os desafios”, ensina o psicobiólogo Ricardo Monezi.

Atividades físicas
Pratique atividades físicas que façam com que você se sita bem.

Segundo o pesquisador da Unifesp, Ricardo Monezi, a prática de ioga e meditação podem reduzir o nível de estresse e ajudar num momento de maior ansiedade

Sono
Ter uma boa noite de sono também é importante para diminuir os efeitos da ansiedade.

Para a especialista em estresse e presidente da Isma-BR (International Stress Management Association no Brasil) Ana Maria Rossi, é fundamental dormir pelo menos 8h por dia.

Ajuda profissional
No caso de pessoas com ansiedade muito acentuada é necessário buscar a ajuda de um profissional.

Segundo o psicobiólogo Ricardo Monezi, ninguém vai se curar de ansiedade extrema do dia para o outro. “Isso é um trabalho diário. A pessoa não deve apenas buscar um emprego, deve conter a ansiedade na busca”, explica.

Uol

0 comentários:

Postar um comentário