domingo

Como administrar pessoas

Conceitos de administração de pessoas, como cooperação e distribuição de tarefas

Administrar pessoas é fazer com que cooperem umas com as outras, mas cada uma focada em atribuições específicas de um cargo, em prol do objetivo da empresa. Para isso, o empresário precisa definir os conceitos de organização, a descrição dos cargos e a administração de salários.

– Organização – as organizações são formadas por indivíduos que devem alcançar determinados objetivos que, em ação individual isolada, não conseguiriam alcançar. A cooperação entre esses indivíduos é essencial para a existência da organização.

– Descrição dos cargos – descrever um cargo consiste em enumerar todas as tarefas e responsabilidades atribuídas ao seu ocupante. Ao descrever um cargo, não podemos levar em consideração a pessoa que o ocupa atualmente, mas sim o que esse cargo deve realizar e quais são as suas atribuições.

– Administração de salários – conjunto de normas e procedimentos que visam a estabelecer e/ou manter estruturas de salários eqüitativas e justas na organização. Cada cargo tem o seu valor individual. O salário deve basear-se em um sistema lógico de comparações internas e externas dos cargos e de seus respectivos vencimentos.

2 comentários:

Flávio disse...

Pra quem trabalha com vendas como eu, posts assim são muito relevantes.
Abração!

Nacir Sales disse...

Hoje tem MINHA EMPRESA no DOMINGO É DIA DE BLOG, post semanal sobre a blogosfera no Dr. Negociação. No destaque o spot levado ao ar no programa de tv com referência a este influente Blog.

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