domingo

Empreenda com idéias simples

Muitas pessoas julgam ser muito difícil começar o seu próprio negócio. Nós já estamos acostumados a escutar "Eu não consigo fazê-lo" ou "Eu não tenho idéia do que fazer". Bobagem! A maioria das pessoas acredita que precisa começar "do zero". Elas pensam "O que eu posso fazer que ninguém ainda não o fez?". A menos que você seja um novo "Bill Gates" ou "Steve Jobs", tentar reinventar a roda é perda de tempo. Aqueles que desejam começar o seu negócio devem simplesmente responder à pergunta: "Como eu posso fazer algo melhor?" ou "Como eu posso fazer diferente daquele negócio sendo tocado ali?´´

Faça acontecer

Como você deve começar o processo de idéias? Primeiramente, pegue um pedaço de papel e liste cinco coisas que você gosta de fazer ou nas quais você é realmente bom, tais como: "Eu sou realmente muito bom com pessoas"; "Eu adoro idosos"; "Eu adoro escrever"; "Eu adoro computadores e números"; "Eu sou bom em fazer planejamentos". Apenas escreva o que vier à cabeça e não se preocupe com o fazer sentido nesta etapa.Depois faça o oposto, escreva as coisas em que você não é bom ou não gosta. Talvez você seja muito bom em conceitos de marketing, mas você não gosta de falar em público ou não gosta de viajar. Quando você terminar ambas as listas, pergunte-se: "Se existissem três ou cinco produtos ou serviços que fariam a minha vida melhor, quais seriam estes?"Considere que fazer a sua vida melhor pode envolver a sua vida pessoal como homem, mulher, pai, marido, mãe, esposa - qualquer que seja a situação. Determine que produtos ou serviços fariam a sua vida mais fácil ou mais feliz, fariam você se tornar mais produtivo ou eficiente, ou simplesmente lhe dariam mais tempo livre. Agora, do outro lado do pedaço de papel, pergunte a mesma coisa sobre a sua vida de negócios/profissional.Considere o que você gosta e desgosta como profissional e também que peculiaridades fazem as pessoas gostarem ou não de você. Finalmente, questione o porquê de buscar abrir o seu próprio negócio. Então, ao terminar, veja o modelo que você desenvolveu para medir os resultados (exemplo: Existe a oportunidade de um negócio "focado" nas coisas que eu sou bom ou gosto?)

Um bom exemplo

O negócio não precisa ser complicado, nem único, nem original. É essencial, porém, escutar as suas frustrações e decidir pensar em soluções simples que poderiam ajudar a mudar determinada situação que afeta as pessoas em geral. Esta é uma boa forma de ter idéias - escute as suas próprias (ou de colegas de trabalho, família e vizinhos) frustrações.Se a sua mente estiver sempre antenada para receber idéias, então elas virão até você apenas olhando ao seu redor e lendo. Por exemplo, se você lê um artigo sobre a dificuldade em encontrar restaurantes com preços acessíveis para o trabalhador, e você estiver atento e pensando de forma empreendedora, a reação será: "Uau, aqui está uma oportunidade para iniciar o meu negócio".

0 comentários:

Postar um comentário